Adriano Soares
Área Restrita
Login:
Senha:
Busca
up
up
Forum

Análise e discussão sobre o livro "Teoria dos Princípios", de Humberto Ávila.

Qual a sua opinião sobre a inelegibilidade dos candidatos fichas sujas? É possível impedir um brasileiro de concorrer a um mandato eletivo porque tenha uma condenação ainda pendente de recursos, sem trânsito em julgado?

São legítimas as decisões judiciais que afastam a aplicação de regras jurídicas cogentes raciocinando com princípios? Pode o juiz substituir as razões justificativas da regra por razões superiores suas, apontadas em sua fundamentação? Como democraticamente controlar a atuação judicial pautada em princípios?

O Judiciário tem adotado uma postura de ativismo, editando normas jurídicas gerais, abstratas e heterônomas, como ocorreu no caso da demarcação das terras indígenas e na questão da fidelidade partidária, entre outros exemplos. Essa atitude é democrática? Há invasão da competência de outros poderes? Ela é necessária nos tempos atuais e cumprem um papel importante para a sociedade?

Os livros de direito eleitoral estão cumprindo o seu papel de desenvolver teoricamente o estudo dos institutos jurídicos eleitorais? Há debate teórico e estudos científicos sobre temas eleitorais?

A cassação de governadores de Estado, com a diplomação e posse do segundo colocado, significa uma adulteração da democracia participativa? É democrática a assunção ao poder de quem não foi eleito pela maioria dos votantes?

Artigos
Páginas:
Primeira página Página anterior
[1] [2] [3]
Próxima página Última página
Texto escrito em 1994 sobre a possibilidade de delegação de poder entre Poderes constituídos, nos limites da Constituição Federal. Diferença entre normas de estrutura e normas de conduta.
Artigo sobre a resposta de Tárek Moysés Moussallem às minhas críticas ao pensamento de Paulo de Barros Carvalho: "Fato jurídico tributário: crítica segunda ao realismo linguístico de Paulo de Barros Carvalho".
Continuação do rico debate com Márlon Jacinto Reis, expondo criteriosamente a teoria da inelegibilidade com esteio na teoria do fato jurídico de cariz pontesiano.
Uma análise crítica da defesa do art.41-A (captação ilícita de sufrágio) feita por Márlon Jacinto Reis, magistrado eleitoral, na Revista Paraná Eleitoral.
Último artigo da trilogia cítica à obra de Paulo de Barros Carvalho.
Segundo artigo da trilogia crítica sobre o pensamento de Paulo de Barros Carvalho.
Exposição sistemática sobre o instituto eleitoral
Páginas:
Primeira página Página anterior
[1] [2] [3]
Próxima página Última página
id5 - soluções web
Mala Direta
Nome:
Estados